Regra sobre favores

Ir em baixo

Regra sobre favores

Mensagem por Narrador em Sab Ago 04, 2018 6:16 am

Prestação e a Torre de Marfim

“Não há poder sem um preço.”
- Ignatius Insolens, Regente Tremere de Nuremberg
avatar
Narrador
Admin

Mensagens : 1361
Data de inscrição : 17/11/2015

Ver perfil do usuário http://austinnoturno.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regra sobre favores

Mensagem por Narrador em Sab Ago 04, 2018 6:18 am

Os predadores imortais não medem a riqueza em ouro, dinheiro ou posses. Eles podem conseguir essas coisas simplesmente existindo por tempo suficiente e gerenciando recursos com sabedoria. Aquilo que vem dos mortais é transitório e pode desaparecer a qualquer momento. Os vampiros existiram através da ascensão e queda de impérios mortais.

Favores são a moeda dos Membros e refletem a riqueza de uma pessoa na Camarilla. Um favor é o reconhecimento de uma dívida entre dois Membros, geralmente registrado pela Harpia do domínio. Essa formalização das relações entre dois predadores permite que a estrutura social complexa da Camarilla exista sem violência aberta.

Todos os Membros envolvidos no acordo deverão concordar com o favor, e quaisquer estipulações ou cláusulas que façam parte do favor deverão ser declaradas quando o favor for registrado. O vampiro que deve um favor é normalmente chamado de devedor. O vampiro que possui o favor é conhecido como o credor, já que ele ofereceu serviços na promessa de um pagamento futuro.

Um devedor só poderá se livrar permanentemente de um favor reembolsando-o ou formalmente ignorando o favor, arriscando a ira das Harpias. Independentemente da reputação do credor, se o devedor ignorar um favor grande, de sangue ou de vida, ele sempre perderá status - ninguém gosta de um vampiro que ignora alguém que acabou de passar por dificuldades sérias em seu nome.

Os credores que aceitam um favor normalmente exigem uma estipulação: "Você não poderá me prejudicar fisicamente enquanto durar esse favor". Todas as estipulações deverão ser registradas pela Harpia e devem ser garantidas por tal cargo.
avatar
Narrador
Admin

Mensagens : 1361
Data de inscrição : 17/11/2015

Ver perfil do usuário http://austinnoturno.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regra sobre favores

Mensagem por Narrador em Sab Ago 04, 2018 6:18 am

A Medida de um Favor

Nos últimos 600 anos, as Harpias em todo o mundo têm trabalhado diligentemente para quantificar favores e encorajar uma economia próspera, que mantenha a Torre de Marfim operando. As métricas a seguir evoluíram para evitar mal-entendidos e uma inflação galopante de favores em toda a Camarilla.
avatar
Narrador
Admin

Mensagens : 1361
Data de inscrição : 17/11/2015

Ver perfil do usuário http://austinnoturno.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regra sobre favores

Mensagem por Narrador em Sab Ago 04, 2018 6:19 am

Favor Trivial

Um favor trivial é um simples favor devido ao recebimento de um serviço menor, compensação política ou perdão por uma gafe. Esse tipo de Favor deverá ser oferecido e aceito livremente, assim como um cartão de visita.

O pagamento de um favor trivial deverá envolver favores ou serviços únicos e simples que não levem mais de uma noite para serem concluídos.

Cenários de Exemplo Envolvendo Favores Triviais:

• Fazer uma apresentação social formal a um Membro importante
• Cobrindo uma gafe potencialmente embaraçosa na frente da Harpia
• Avisar alguém sobre um perigo potencial para ele
• Apoiar uma agenda política ou social que não prejudique sua própria posição
• Ajudar com uma tarefa para a noite, como trabalhar como segurança para um salão
• Aproveitar uma das suas disciplinas para ajudar a causa do seu credor

Favores Menores

Um Favor menor representa um favor que requer uma quantidade significativa de tempo ou esforço, mas baixo risco. O pagamento de um Favor menor deverá envolver favores ou serviços únicos e simples que não durem mais que um mês para serem concluídos.

Cenários de Exemplo Envolvendo Favores Menores:

• Ajudar alguém a encontrar um caminho seguro através de uma cidade hostil;
• Aproveitar fundos e influências em nome de alguém
• Revelar informações cruciais
• Eliminação de uma ameaça sem risco de vida ou sangue
• Ensino de níveis iniciais de disciplinas comuns

Favores Maiores

Um Favor Maior representa uma grande dívida que exigirá muito tempo ou recursos para ser paga, o que poderá envolver o risco de seu capital político ou social. O pagamento de um favor maior deverá envolver favores ou serviços únicos que não levem mais que três meses para serem concluídos.

Cenários de Exemplo Envolvendo Favores Maiores:

• Aproveitar seus antecedentes e influências para ajudar os planos de outra pessoa
• Ensinar ao credor níveis avançados de uma disciplina comum ou níveis iniciais de uma disciplina incomum ou rara
• Revelar um grande segredo que seja potencialmente muito prejudicial
• Adquirir um grande negócio, edificação, ou terra
• Alinhar-se com um projeto político ou social que potencialmente prejudique sua própria posição com seu clã e aliados, como apoiar a oferta de alguém pela praxis

Favor de Sangue

Um favor de sangue é uma dívida sagrada que só poderá ser paga derramando sangue em nome do credor. O devedor irá trair aliados, arruinar sua reputação, ou colocar-se em uma situação potencialmente fatal, a fim de promover os planos do credor, daí o nome "favor de sangue".

Cenários de Exemplo Envolvendo Favores de Sangue:

• Vir ao socorro de outra pessoa e sofrer ferimentos gravíssimos
• Trair os segredos de clã ou ensinar disciplinas proprietárias, sabendo que você será rotulado como traidor se descoberto
• Ajudar na apreensão de praxis via força, e matar aliados para que isso aconteça
• Retenção de um inimigo temível para que o credor possa fugir
• Assassinato de um rival ou inimigo sabendo que você pode sofrer uma caçada de sangue se for pego


Última edição por Narrador em Sab Ago 04, 2018 6:34 am, editado 2 vez(es)
avatar
Narrador
Admin

Mensagens : 1361
Data de inscrição : 17/11/2015

Ver perfil do usuário http://austinnoturno.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regra sobre favores

Mensagem por Narrador em Sab Ago 04, 2018 6:20 am

A espinha dorsal da economia dos favores: Favores Triviais

Um favor trivial é uma excelente maneira de começar um relacionamento. Há um ancião que você quer conhecer? Ofereça um benefício trivial ao Membro que possa apresentá-los. Você tem medo de ter ofendido o Príncipe? Ofereça-lhe um favor trivial.
avatar
Narrador
Admin

Mensagens : 1361
Data de inscrição : 17/11/2015

Ver perfil do usuário http://austinnoturno.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regra sobre favores

Mensagem por Narrador em Sab Ago 04, 2018 6:21 am

Favor de vida

Um favor de vida é um benefício raro que só deverá ser dado em circunstâncias em que um vampiro salve outro vampiro de uma ameaça externa que destruiria a vida do devedor. Um vampiro poderoso não poderia simplesmente ameaçar um inimigo fraco e reivindicar um favor de vida para não destruí-lo. Dever um favor de vida pode ser trágico. Muitos vampiros consideram um favor de vida equivalente a ser uma criança não-liberta. Dever um favor de vida é entregar toda a sua vontade até que você tenha salvo a vida daquele que é o dono do seu favor de vida.

Cenários de Exemplo Envolvendo Boons de Vida:

• Proteger um fugitivo (que poderá até estar sofrendo uma Caçada de Sangue ou estar na Lista Vermelha) em nome do seu credor
• Proteger seu credor da justiça do príncipe até o final...a morte final...
• Esconder um crime terrível, como diablerie ou infernalismo
• Salvar a vida de outro vampiro de um inimigo com risco significativo para sua própria vida

Em última análise, vampiros jovens ou impotentes não devem ser intimidados a dever um favor a um ancião - uma vez que existe um vasto abismo de poder social entre eles. Um serviço deverá ser prestado  ou um insulto real deverá ser cobrado para resultar em um benefício. Os anciões preguiçosos que tentam colher frutos mais baratos descobrirão que as Harpias e outros anciões  acabam examinando este tipo de transação com muito cuidado. Os Membros que tentarem enganar os outros e  fingir salvar a vida de alguém, encontrarão outras pessoas com raiva por tentarem desvalorizar os favores.

Cobrando Favores

Um vampiro com uma série de favores poderá recorrer às habilidades, poderes e influências que os vampiros possuem em vários domínios.
Favores estes que ofereçam controle sobre seus inimigos em vez de arriscar a sua existência tentando matá-los. Forçar seus inimigos a se submeterem à sua vontade é a melhor experiência para um vampiro. Por que você permitiria que seus inimigos escapassem tão facilmente?

Recusar um favor de um vampiro é como dizer que você acredita que o vampiro é desonrado. Essas relações ajudam os Membros a promover o controle sobre sua existência e a ganhar aliados. No mínimo, você deverá usar favores de seus aliados para combater os favores que os outros possam ter sobre eles.

Os que se recusam a honrar a prestação de Favores e as Harpias

Aquele que é um quebra-favores é um vampiro que se recusou a honrar um favor. Estigmatizar um Membro por esta razão é a pior punição que uma Harpia pode impor. A Harpia deverá primeiro dar publicamente ao devedor a chance de pagar o favor. Se o devedor não completar esta tarefa da maneira que deseja a Harpia, ela declarará o vampiro desonesto como um quebra-favores e imporá os seguintes efeitos sociais:

• Todos os favores devidos a  um quebra-favores  se tornam nulos e sem efeito. O vampiro agora existe como um pária nas fronteiras da sociedade vampírica.

• Enquanto o vampiro sofre do apelido de quebra-favores, ela carrega o status negativo Desgraçado.

Muitas vezes, os detentores de dívida de um quebra-favores irão caçar e matar o antigo devedor. A maioria dos Príncipes irá banir os quebra-favores de seus domínios, para que o vampiro não prejudique a reputação de toda a cidade.

Um quebra-favores poderá apelar à Harpia que o puniu por misericórdia, uma vez que ela tenha mostrado disposição para pagar por  seus crimes e pagar seu favor. Uma Harpia que perdoa os quebra-favores com muita frequência vai encontrar suas companheiras Harpias monitorando suas ações um pouco mais de perto.

Crédito dos Membros: Devendo Favores

As harpias desconfiam de pessoas de fora que se recusam a dever favores. De fato, um Membro que não tenha pelo menos um favor registrado para outro membro da Camarilla sofre com a proibição social menor.

A Camarilla depende da rede interconectada de status e prestação para ajudar a preservar as Tradições. Um vampiro que não deve ninguém não tem nada para conter ou limitar suas ações. Um vampiro que se recusa a obedecer o sistema é pior que um pária. Os neófitos se referem a esses solitários como “ vampiros mendigos”, vivendo à margem da sociedade e ignorando os laços de lealdade ou propriedade.

Uma vantagem de se dever um favor é que uma vez que um vampiro ofereça um favor para pagar uma dívida ou perdoar um insulto, o assunto geralmente nunca é discutido novamente. Ofereça um favor a vampiro insultado e, se aceito, você tem certeza de que ele não irá se vingar no futuro. Se esse insulto for trazido à tona novamente, as Harpias socialmente eviscerarão aquele vampiro por ignorar um favor pago de boa fé.

Alguns vampiros acham que oferecer um favor é um golpe aos seus egos, parece uma perda. No entanto, a única perda real para um imortal é a Morte Final. Membros não ligados a outros através de favores não têm a proteção básica oferecida por dever um favor a um predador imortal. Um vampiro que é é o credor de um favor, desejará vê-lo coletado eventualmente. Uma vez que um favor  é devido, um relacionamento é criado.
avatar
Narrador
Admin

Mensagens : 1361
Data de inscrição : 17/11/2015

Ver perfil do usuário http://austinnoturno.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regra sobre favores

Mensagem por Narrador em Sab Ago 04, 2018 6:22 am

Se a Harpia recusar a misericórdia a um Quebra-Favores, o ex-devedor poderá tentar recorrer a um tribunal de Harpias, num número de pelo menos sete, mas não mais que 13 (muitas vezes referido como um Bando de Harpias). O quebra-favores poderá contar sua história e oferecer evidências. A harpia que concedeu o status negativo tem a opção de defender suas ações. No final, cada membro do tribunal anunciará publicamente o seu voto.

Caso o Bando de Harpias reverta o status negativo do Quebra-Favores, o restante de seu mandato agora recai sobre a Harpia aque o concedeu. Se a punição for mantida, o Quebra-Favores agora sofre um adicional de seis meses para cada membro da corte das Harpias que votou contra ele.

Em raras ocasiões, um Bando de Harpias de domínios da região (como um grupo de estados ou um pequeno país) se reunirá em um Conclave Regional para julgar um domínio inteiro acusado de ignorar favores. Se o Bando de Harpias decidir por maioria de votos que o domínio acusado ignorou a prestação e o posto, eles poderão declarar um domínio inteiro como Quebra-Favores
Todos os favores que entram e saem desse domínio serão considerados nulos e sem efeito. Domínios que sofram deste estigma são frequentemente considerados muito desonrados, e muitos considerarão que alguém que vive lá como desalinhado. Às vezes, domínios inteiros vão à guerra por causa de favores.


Caçadas de Sangue e Favores

Uma caçada de sangue cancela todos os favores devidos e de propriedade de um vampiro. O próprio ato de uma caçada de sangue nega a existência de um vampiro. Uma criatura sob uma caçada de sangue não é mais considerada um vampiro e, portanto, não merece prestação. Se um vampiro conseguir limpar seu nome e remover a caçada de sangue, ele recuperará toda a sua prestação anterior.

Vampiros Fingindo Suas Próprias Mortes

Vampiros ocasionalmente falham miseravelmente na política, e alguns tentam recomeçar fingindo suas mortes. Um sábio vampiro resolve todos os assuntos pendentes antes de tentar tal jogada.

As harpias assumem uma postura muito dura com os malfeitores que tentam fugir das dívidas para com os outros dessa maneira. Um vampiro apanhado em um movimento tão desesperado descobrirá rapidamente que todos os favores devidos a ele foram declarados nulos e sem efeito. Isso não remove qualquer dívida de prestação que o vampiro devia antes de fingir sua morte.
avatar
Narrador
Admin

Mensagens : 1361
Data de inscrição : 17/11/2015

Ver perfil do usuário http://austinnoturno.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Regra sobre favores

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum